Um dos temas mais importantes entre os administradores de empresas é o da gestão orçamentária. Esse planejamento é o que vai ditar o que acontecerá com o negócio nos próximos anos, previsões de faturamento, quais serão os custos para manter as operações em pleno funcionamento e, até mesmo, definir planos de expansão, por exemplo.
Ou seja, a gestão orçamentária nada mais é do que criar metas e estimar os recursos necessários para atingi-las. Sem fazer esse tipo de gestão, a empresa não conseguirá investir corretamente seu lucro, ou mesmo criar condições para que ela possa crescer de acordo com o que a sua capacidade permite.
E se você tem dúvidas sobre o assunto, abaixo, listamos algumas dicas sobre como fazer uma gestão orçamentária acertada! Confira!
Estabeleça um processo de gestão orçamentária
O primeiro passo para a criação de uma gestão eficiente é criar um planejamento, considerando as necessidades de cada setor da empresa. Todos os processos precisam estar bem estruturados, de modo que sejam norteados por ações específicas já definidas.
Os investimentos que a empresa pretende realizar precisam ser bem detalhados, assim como todas as despesas dos diferentes setores precisam ser previamente estabelecidas. O ideal é que seja seguida essa ordem de ações para a criação de um planejamento:
- projeção de faturamento;
- consideração de contas a pagar e receber;
- análise de capital de giro
- orçamento para investimentos.
Esses passos do planejamento significam que o gestor precisa considerar o histórico de dados existente da empresa para estabelecer o plano orçamentário. De acordo com a média de faturamento nos períodos anteriores, será possível projetar os próximos passos e gastos, garantindo o uso eficiente dos recursos.
Estimule o orçamento colaborativo
Uma dica interessante e que, cada vez mais, tem espaço nas empresas é o chamado orçamento colaborativo — que nada mais é do que contar com a ajuda de cada setor para definir os recursos que serão destinados a cada um. Ou seja, as ações deixam de ser centralizadas e os líderes de cada departamento são estimulados a terem maior engajamento no negócio.
Com a participação de todos, será muito mais fácil planejar um orçamento equilibrado, que atenda às necessidades das distintas áreas. Além de fazer bem para a saúde financeira do negócio, o orçamento descentralizado cria um ambiente de maior autonomia profissional e, consequentemente, estimula lideranças mais comprometidas.
Controle o fluxo de caixa
Assegurar o controle do fluxo de caixa é imprescindível para a gestão orçamentária. Na prática, é preciso controlar minuciosamente todas as entradas e saídas de recursos, por menores que sejam os valores.
Exatamente tudo precisa aparecer no controle — sejam custos diretos ou indiretos, e até mesmo as despesas pequenas. Nem sempre o fluxo de caixa é controlado com o rigor necessário, resultando em finanças desequilibradas em médio e/ou longo prazo. Por isso, o melhor é garantir que todos os registros sejam feitos corretamente.
Avalie os resultados
O sucesso da gestão orçamentária também depende do monitoramento e da avaliação sistemática das estratégias que estão sendo usadas. Os indicadores de desempenhos precisam ser analisados criteriosamente para comprovar se os objetivos estabelecidos estão sendo atingidos.
Os relatórios que demonstram os mais variados indicadores são ferramentas necessárias para as tomadas de decisão na empresa. Por isso, todas as etapas e os processos precisam ser documentados, assim como os dados financeiros.
E você, já conhecia todas essas dicas para fazer a gestão orçamentária da empresa? Ficou interessado no assunto? Então, não deixe de assinar a newsletter, assim, você conhecerá, em primeira mão, conteúdos tão relevantes quanto este!