Um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento do negócio no mercado é ter uma boa saúde financeira — pois, quando as finanças não estão bem, as chances de os resultados serem negativos são muito grandes. Portanto, ter planejamento das estratégias que devem ser adotadas para manter o controle financeiro e disciplina para colocá-las em prática é essencial para o sucesso da empresa.

Existem vários indicadores desenvolvidos para demonstrar o verdadeiro desempenho (e potencial) que a instituição tem e que precisam ser bem avaliados para evitar que o negócio corra sérios riscos. Pensando nisso, elaboramos este texto com algumas dicas que você deve adotar em sua empresa. Confira!

1. Entenda sobre gestão de negócios

Você precisa saber como administrar sua empresa, certo? Para isso, ter conhecimento em gestão de negócios é essencial. Esse entendimento vai ajudar você a organizar e gerir toda a organização, reduzindo as possibilidades de algo errado acontecer e atrapalhar seu andamento.

2. Estipule um fundo de emergência

Situações inesperadas podem ocorrer, principalmente no cenário financeiro — uma crise pode mudar todo planejamento realizado, por exemplo. Por isso, reserve um capital para ser usado quando não houver mais nenhuma solução e os primeiros sinais (por menores que sejam) de falência surgirem.

3. Controle o fluxo de caixa

Controlar o fluxo de caixa para obter previsões dos próximos períodos é fundamental. Existem empresas que dão muitos resultados, mas acabam indo à falência e isso ocorre pela falta de organização entre os métodos adotados e a falta de controle do fluxo de caixa. Por exemplo, a instituição pode vender muito, mas o número de clientes inadimplentes também pode ser alto, o que acaba prejudicando o negócio.

4. Gerencie o estoque

O gerenciamento do estoque é muito importante para a saúde financeira. Por esse motivo, é recomendado manter o estoque sempre abastecido e controlado para não correr o risco de perder os clientes para a concorrência e/ou ter prejuízo devido aos produtos “esquecidos”. Você também pode criar promoções para dar saída para os produtos parados, como meio de evitar perdas financeiras por falta de gerenciamento.

5. Não misture a verba pessoal com a empresarial

Misturar as verbas pessoais com as empresariais pode gerar vários problemas de contabilidade. Os valores da sua empresa devem pertencer somente a ela. Em hipótese alguma misture o seu orçamento com o dinheiro do seu negócio, ou retire dinheiro do caixa para pagar suas contas pessoais — tendo em vista que essas atitudes vão descontrolar o seu fluxo de caixa.

A sua empresa deve se sustentar sozinha e, se você precisa usar patrimônio pessoal para que ela permaneça ativa, é sinal de que existe algum problema.

6. Conheça os indicadores de saúde financeira

Existem alguns indicadores que auxiliam na identificação da real situação financeira da instituição. Veja, a seguir, os principais deles:

  • custos fixos e variáveis;
  • lucratividade;
  • liquidez corrente;
  • ticket médio;
  • índice de endividamento;
  • ponto de equilíbrio;
  • nível de satisfação do cliente, dentre outros.

Gostou das nossas dicas para manter a saúde financeira do seu negócio? Então, não espere mais tempo para colocá-las em prática e garantir o êxito da sua empresa!

Aproveite sua visita em nosso blog e leia agora mesmo sobre os “5 principais desafios das PMEs e como superá-los” e entenda melhor sobre o assunto!

Escreva um comentário

Share This