O crescimento de um empreendimento depende de uma gestão ativa e permanente que combine diminuição de gastos com investimentos apropriados, por isso, estruturação e planejamento devem fazer parte da rotina. A ideia de como reduzir custos na sua empresa não pode ser uma atitude somente nos períodos críticos do negócio.

A redução dos gastos pode assegurar à organização mais recursos para o aperfeiçoamento dos produtos e serviços, além de garantir maior competitividade. São procedimentos simples de gestão que podem ser empregadas nesse exato momento e que garantirão maior lucratividade.

Neste texto, você receberá algumas dicas de como reduzir os custos de sua empresa sem trazer prejuízos ao seu crescimento. Confira!

O que são os custos fixos e variáveis?

Toda empresa tem despesas  habituais ou não. Saiba como identificar os custos fixos e variáveis. Veja:

Custos fixos

São os custos que não sofrem modificação de valor na hipótese de aumento ou redução da produção. Podem ser os gastos com:

  • aluguéis de equipamentos;
  • limpeza e conservação;
  • vigilância.

Por já terem seus valores fixados, as variações na produção não influenciarão nos gastos elencados acima.

Custos variáveis

São os gastos que variam conforme o nível de produção ou atividade. Seus valores submetem-se diretamente ao volume produzido ou à quantidade de vendas realizadas em determinada época. Alguns deles são:

  • energia elétrica;
  • comissões de vendas;
  • matérias-primas.

Como os custos das empresas podem ser reduzidos?

Analise os custos atuais

Quando nos referimos à redução de custos, uma das etapas essenciais é saber com o quê e como a sua empresa está gastando e, assim, elaborar uma estratégia de redução de gastos.

Muitos empreendimentos acabam gastando de forma desordenada por não realizarem um controle adequado das contas. Por isso, é necessário que todas as despesas sejam registradas.

O estudo dos gastos permite que os administradores percebam quais departamentos e atividades da empresa estão gastando mais recursos e, a partir desse momento, fica mais fácil construir estratégias para a redução de custos.

Reconsidere seu regime tributário

Quando criadas, as pequenas e médias empresas acreditam que optar pelo Simples Nacional significa uma economia no final do mês. Ocorre que nem sempre esse será o regime adequado.

Por esse motivo, é importante fazer uma reavaliação do regime fiscal do seu negócio e verificar se realmente é o mais pertinente para o volume do seu empreendimento. Economizar no pagamento dos impostos pode significar recursos a mais para empregar em melhorias.

Utilize arquivos digitais

Com uso da digitalização, o alto custo com fotocópias e impressões é reduzido, ocasionando bons resultados quando falamos de economia.

Diminuir os gastos de papel, digitalizando os arquivos, é um grande passo para cortar custos, além de propiciar mais espaço e segurança — já que os documentos digitais não precisam ser guardados e, por isso, não correm o risco de serem danificados.

Otimize a jornada dos funcionários e os processos de trabalho

Veja se o horário de trabalho dos funcionários está sendo bem utilizado. As horas extras, além de serem cansativas para os trabalhadores, muitas vezes, geram gastos desnecessários.

Existem cálculos que geralmente não são contabilizados, como o caso da energia elétrica resultante do uso de máquinas por uma maior quantidade de tempo.

É importante também verificar como anda o fluxo de trabalho da sua empresa. A otimização dos processos deve ser uma finalidade básica do gestor, pois ela colabora diretamente para a diminuição dos custos de operação.

Negocie com seus fornecedores

Substituir um fornecedor considerando o preço e não a qualidade do produto pode não ser um bom negócio. Para isso, é necessário que os preços sejam renegociados, buscando economia e aumento na margem de lucro.

Por isso, diversifique os fornecedores e evite ficar sem os produtos no seu estoque ou ter prejuízos com os preços altos.

É fundamental que você estabeleça metas de como reduzir custos na sua empresa e envolta toda a sua equipe nesse propósito. Os seus colaboradores devem ser seus maiores parceiros. A diminuição dos custos, acrescida da conservação da qualidade dos seus produtos e serviços, só pode gerar êxito para o seu negócio.

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