Cuidar de uma empresa não é uma tarefa simples, afinal, são diversas informações que precisam ser avaliadas para obter uma administração eficiente. Para facilitar essa atividade, algumas ferramentas de gestão empresarial já se encontram disponíveis no mercado.

O uso dessas ferramentas contribui para um melhor controle do fluxo de atividade, aprimoramento do relacionamento com os clientes, possibilitando a aquisição de novos, avaliação do crescimento dos funcionários, embasamento para tomada de decisões acertadas etc.

Conheça, ao longo deste texto, as principais ferramentas e a sua importância para o gerenciamento da sua empresa. Acompanhe!

1. Análise SWOT

A análise SWOT tem a finalidade de ajudar por meio de uma avaliação a melhorar o planejamento estratégico e pode ser usada em vários tipos de projetos. Essa sigla é originária de termos em inglês que significam pontos fortes (Strengths), pontos fracos (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças para o seu negócio (Threats).

Os dois primeiros pontos são fatores que integram a sua empresa, por isso são controláveis e podem ser modificados dentro do ambiente interno. Já os dois últimos fatores são incontroláveis e se encontram no ambiente externo.

Com essas informações, você consegue elaborar uma estratégia para fortificar as oportunidades, melhorar suas fraquezas e, caso seja preciso, se proteger das ameaças.

2. Programa 5s

Essa ferramenta é interessante para quem quer focar na produtividade. Ela sugere mudanças na rotina com o objetivo de aperfeiçoar a qualidade do ambiente empresarial, fazendo com que as atividades sejam realizadas de forma mais efetiva.

O Programa 5s é uma ferramenta japonesa. Veja, a seguir, o seu significado:

  • Seiri (Organização): separe o que for preciso para o bom funcionamento da instituição daquilo que não é necessário;
  • Seiton (Ordenação): simplifique o acesso de tudo que for proveitoso para a execução das tarefas de cada setor, seja documentos, equipamentos etc;
  • Seiso (Limpeza): jogue fora tudo que não for útil para o negócio. Isso contribui para a limpeza do ambiente;
  • Seiketsu (Conservação): analise o momento atual da sua empresa e identifique o que precisa ser melhorado para atingir melhores resultados;
  • Shitsuke (Disciplina): as melhorias definidas na fase anterior precisam ser transformadas em ações. Crie as atividades que serão usadas para atingir essa meta e mantenha o crescimento contínuo da sua empresa.

3. Matriz BCG (Boston Consulting Group)

Esse é um método para seleção de estratégias, que utiliza como base o estudo da participação no mercado e avaliação do portfólio de produtos. A Matriz BCG avalia uma empresa em 4 estágios de negócios, produtos ou unidades:

  • estrelas: sua empresa tem alta participação em um mercado em desenvolvimento, cuide bem deste produto;
  • vacas leiteiras: alta participação, mas em um mercado que estagnou e se mantém estável. Observe e tire proveito o quanto puder;
  • interrogações: um mercado promissor, em alto crescimento, no qual a sua organização vai começar a entrar. Invista para tentar conseguir uma estrela ou vaca leiteira;
  • abacaxis ou “mascotes”: o produto já deu o que tinha que dar, o mercado começa a cair: livre-se dele.

4. Modelo de negócios Canvas

Desenvolvido recentemente, esse modelo faz parte das ferramentas de gestão empresarial mais importantes para o planejamento de negócios. Ele captura e compartilha valores de produtos e serviços por meio de canais e fluxo de informação. Os 9 campos do modelo de negócios Canvas são:

  • proposta de valor;
  • segmento dos clientes;
  • os canais;
  • relacionamento com o cliente;
  • atividades chave;
  • recursos principais;
  • parceiros chave;
  • fonte de receita;
  • estrutura de custos.

Tudo isso é feito de forma coerente e integrada para que possa ser desenvolvida uma estratégica que agregue mais valor aos clientes e ao negócio.

Portanto, são várias as opções de ferramentas de gestão empresarial. Escolher a ideal é uma tarefa que requer olhar analítico. Por isso, você deve estar ciente das necessidades do seu negócio para escolher aquelas que mais se adaptam à sua empresa.

Você gostou deste conteúdo? Curta a nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as nossas publicações e compartilhamentos!

Escreva um comentário

Share This