Uma consultoria contábil de boa qualidade é de extrema importância para a administração de um negócio empresarial. Isso se deve aos valiosos benefícios que tal serviço é capaz de gerar, como planejamento tributário, controle financeiro adequado e acompanhamento de custos e lucratividade.

Se esse assunto é de seu interesse, continue com a leitura deste post e conheça algumas vantagens que os profissionais de contabilidade podem oferecer para sua empresa!

O que é consultoria contábil?

A consultoria contábil pode ser entendida como os serviços profissionais fornecidos por contadores ou por escritórios de contabilidade voltados para:

  • o controle financeiro e patrimonial;
  • as questões de natureza tributária; e
  • as sugestões relacionadas à gestão empresarial e à tomada de decisões.

Esses serviços são fundamentais para qualquer empresa — o que é ainda mais verdadeiro quando se trata de pequenos negócios, os quais geralmente carecem de um corpo de funcionários qualificados na área contábil.

Quais são as vantagens da consultoria contábil?

Vejamos, a seguir, 4 vantagens que podem resultar de uma boa assessoria em contabilidade:

1. Controle financeiro

Esse assunto é importantíssimo, na medida em que nenhuma organização poderá sobreviver sem um controle financeiro eficiente. Nesse ponto, o contador estará habilitado a elaborar:

  • o fluxo de caixa;
  • o monitoramento de capital de giro; e
  • a viabilidade ou não de se recorrer a recursos externos (empréstimos e financiamentos).

2. Planejamento tributário

Como uma empresa poderá saber se está pagando uma carga de impostos maior do que poderia pagar? A resposta é simples: por meio de um planejamento tributário que permita à firma optar pelo melhor regime de tributação e reduzir legalmente o valor dos impostos.

Esse é mais um dos valiosos serviços que o profissional de contabilidade poderá prestar para uma firma.

A escolha da melhor opção à disposição dela — entre o Lucro Real, o Lucro Presumido e o Simples Nacional — impactará os resultados operacionais (lucros ou perdas) e mesmo o valor dos produtos ou serviços vendidos, um fator de crucial importância para a competitividade da organização.

3. Redução de custos e aumento da lucratividade

Cada empresa possui uma estrutura de custos própria, a qual pode ser dividida nos seguintes elementos:

  • custos fixos: são aqueles cujo valor se mantém inalterados em relação às operações da empresa. Por exemplo: qualquer que seja o volume de vendas, o valor do aluguel não se alterará. O mesmo ocorre com outros tipos de despesas, como seguros, manutenção predial e salário de funcionários administrativos;

  • custos variáveis: são aqueles que variam conforme a maior ou a menor quantidade de vendas de produtos e serviços, como comissões, matérias-primas e embalagens.

O contador poderá avaliar essa estrutura a fim de verificar se ela é adequada para o montante de receitas recebido pela instituição, a carteira de clientes e o potencial de aumento de vendas. Isso poderá resultar em redução de custos e a consequente melhoria nos índices de lucratividade empresarial.

4. Aumento de credibilidade

Uma firma bem organizada, que cumpre com suas obrigações legais nos prazos corretos, que dispõe de relatórios contábeis precisos, bem elaborados e emitidos em momentos oportunos gozará de uma boa imagem junto a clientes e fornecedores, além de se prevenir contra fiscalizações governamentais.

Esse é mais um valor que será agregado pelo profissional de contabilidade ao gerenciamento de seus negócios — e que certamente não é pouco, pois ter um bom conceito no mercado em que atua é vital para o desenvolvimento e o crescimento da empresa.

E então, conseguiu perceber como uma boa consultoria contábil pode trazer vários benefícios para uma organização empresarial? Se você precisa de mais esclarecimentos sobre o assunto, entre em contato conosco!

Escreva um comentário

Share This