O Balanço Patrimonial é uma ferramenta importante para demonstrar a real situação do negócio, facilitando a análise gerencial, além de ser uma exigência legal. Normalmente, ele é realizado para um período de um ano, mas esse tempo pode ser alterado dependendo da necessidade da empresa.

O gestor que consegue entendê-lo pode retirar diversos pontos de vista sobre a saúde financeira da instituição e, assim, planejar o seu futuro. Como a sua compreensão é primordial, mas não tão simples, contar com uma assessoria contábil é fundamental.

Por ser um assunto interessante, elaboramos este texto com as principais informações sobre o Balanço Patrimonial e a sua importância. Acompanhe!

O que é e para que serve o Balanço Patrimonial?

O Balanço Patrimonial é um relatório contábil gerado depois do registro de todas operações financeiras de uma empresa em certo período, tornando nítida a sua realidade financeira.

Serve como ótima fonte de informação, já que seus dados contábeis podem ser usados para a projeção de medidas estratégicas, auxiliando na tomada de decisão e na organização do negócio.

Como é a estrutura do Balanço Patrimonial?

O Balanço Patrimonial é dividido em três classes, veja!

  • Ativos: é lançado o que a empresa tem, como produtos no estoque, bens e tudo que pode gerar vantagens econômicas futuramente.

  • Passivos: englobam as dívidas e obrigações financeiras do negócio. Pode ser com terceiros, fornecedores, funcionários, governo etc.

  • Patrimônio líquido: se trata da diferença entre os ativos e os passivos. É o capital que a empresa tem em caixa. O indicado é que os ativos sejam sempre maiores que os passivos e que o lucro cresça a cada mês, aumentando o patrimônio da organização.

Quais são as suas subdivisões?

Com o intuito de simplificar os cálculos e demonstrações, os ativos e passivos são divididos em categorias. Acompanhe!

Ativos

  • Ativo circulante: são os bens e os recursos empregues do negócio, que podem ser convertidos em dinheiro de maneira fácil e em curto período.

  • Ativo não circulante: recursos de permanência longa, como as cotas da sociedade.

  • Realizável em longo prazo: semelhante ao ativo circulante, porém entra nessa classe os recursos que demoram mais de um ano contábil para serem transformados em dinheiro.

  • Ativo fixo: são os bens que a empresa precisa para exercer suas atividades — por exemplo, o maquinário.

Passivos

  • Passivo circulante: são os valores que a organização tem que pagar ao longo do ano contábil, como os impostos, salários dos colaboradores etc.

  • Exigível em longo prazo: similar ao passivo circulante, contudo, a empresa só vai fazer o pagamento no ano contábil posterior.

Quais benefícios em contratar uma consultoria contábil?

Contratar uma assessoria contábil para realizar o Balanço Patrimonial pode trazer várias vantagens, afinal, o contador é o profissional qualificado para a elaboração desse relatório. Ele tem o conhecimento necessário para apontar ao empreendedor as perspectivas que esse tipo de demonstração pode fornecer.

Com base nessas informações, o profissional de contabilidade pode orientar os gestores sobre as medidas que podem ser implantadas para diminuir possíveis problemas ou melhorar a situação financeira do negócio.

Conseguiu perceber como o Balanço Patrimonial é fundamental para que você realize um excelente gerenciamento? Utilizando essa ferramenta, com certeza, você terá vários resultados positivos, garantindo o sucesso da sua empresa.

Gostou deste texto? Então, entre em contato com a gente, conheça os nossos serviços e veja como podemos ajudar você!

Escreva um comentário

Share This