A auditoria contábil é um serviço importante para empresas de todos os ramos, pois verifica a exatidão dos registros contábeis, prevenindo fraudes e irregularidades. Por meio dela, é possível obter informações precisas, claras e seguras sobre a saúde financeira do negócio e encontrar possíveis erros no controle interno corporativo e sistema financeiro.

Assim, a gestão da companhia auditada colhe bons frutos, pois recebe feedbacks relativos à adequação das demonstrações contábeis, dicas para ter dados atualizados, sugestões para melhorias e demais informações que auxiliam na tomada de decisão.

Com o relatório da auditoria em mãos, o gestor pode avaliar os problemas que foram identificados, seus efeitos e o que pode ser feito para saná-los. Saiba mais sobre o assunto!

Quando a auditoria contábil deve ser realizada?

Essa escolha vai depender de cada empresa. É um processo benéfico, pois dá ao administrador a certeza de que os procedimentos internos estão sendo executados de maneira eficaz e aponta os caminhos para o reparo dos registros, quando for preciso.

É interessante que os empreendedores e gestores entendam a verdadeira situação financeira e econômica do negócio. Contudo, a auditoria tem um custo, o que faz com que alguns donos de empresas só a contratem quando há indícios de algum problema nas demonstrações contábeis ou fraude.

Qual é a função do auditor?

O auditor é o profissional responsável por analisar se os processos contábeis da empresa estão sendo cumpridos conforme o esperado e definido pelo planejamento.

Para realizar essa atividade, ele precisa ter formação em Ciências Contábeis e registros no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), normatizado pela Resolução CFC nº1.495, de 20 de novembro de 2015 e adquirido por meio do Exame de Qualificação Técnica.

 Além disso, deve estar atualizado no que diz respeito às normas nacionais e internacionais, já que elas se modificam constantemente — o que pode influenciar diretamente as operações das instituições.

É importante que esse profissional também entenda sobre outras áreas da empresa para avaliar as operações contábeis com mais qualidade e visão estratégica.

Quais são os benefícios da auditoria contábil?

Como já falamos, uma auditoria bem-feita pode trazer diversas vantagens para a empresa. Veja a seguir as principais:

  • colabora para a estabilidade das organizações e, consequentemente, garantia de empregos;
  • envia informações de qualidade ao fisco, fazendo com que a empresa deixe de ser penalizada devido a processos incorretos. Esses dados mais confiáveis também contribuem para o correto cumprimento da legislação fiscal;
  • fiscaliza a exatidão dos processos internos da empresa, garantindo que os registros contábeis estejam de acordo com sua situação real;
  • fornece informações detalhadas aos sócios e acionistas, dificultando possíveis desvios de bens patrimoniais;
  • ajuda no ajustamento dos processos contábeis aos padrões internacionais, aumentando a credibilidade da empresa junto a bancos e fornecedores;
  • agrega mais transparência ao negócio, pois, ao passar por uma auditoria, a instituição recebe um selo de qualidade que a valoriza diante de potenciais parceiros e investidores.

Ficou clara a importância da auditoria contábil para seu negócio? Porém, para garantir a qualidade e exatidão desse serviço, é essencial contar com profissionais especializados para exercer essa função. Afinal, somente uma auditoria de qualidade poderá dar mais clareza e objetividade à sua organização.

Quer contratar um bom serviço de auditoria contábil? Entre em contato conosco e conheça nossos serviços. Contamos com uma equipe de profissionais capacitados e métodos eficazes!

Escreva um comentário

Share This