Fazer um planejamento societário é medida essencial que deve ser adotada por quem vai abrir um negócio e deseja que ele cresça.

Durante a jornada, podem acontecer algumas situações inesperadas, principalmente nos casos em que a empresa é composta por sócios ou administração familiar. Então, contar com estratégias que otimizem os ganhos, organizem as atividades, garantam benefícios financeiros e tributários, entre outros, é essencial.

Ocorre que muitas organizações não elaboram o planejamento societário da forma correta e no momento adequado, que é no início, ficando suscetíveis a problemas que podem acontecer entre os sócios futuramente.

Se você deseja entender melhor o que é, como fazer e as vantagens desse planejamento, continue lendo este texto!

O que é planejamento societário?

Trata-se da criação de documentos e procedimentos que servirão como base para as relações entre sócios, negócio e sociedade. Por meio do planejamento são definidos os direitos e deveres de cada membro e as possíveis soluções de eventuais problemas litigiosos.

São tratadas diversas questões relativas ao cenário empresarial, como investimento, desenvolvimento e retirada de sócios. Estipulado em conjunto, determina a função de cada sócio nessas situações.

Como ele pode ser feito?

Alguns pontos não podem ficar de fora do planejamento societário. É fundamental que as reuniões para o estabelecimento desses critérios sejam feitas por meio da presença de uma consultoria contábil e advogado, pois serão os responsáveis em cuidar das questões burocráticas desse procedimento.

Como principais pontos, podemos destacar:

  • estipulação das responsabilidades de cada sócio;
  • fixação do valor do capital social;
  • definição do tipo societário;
  • finalidade do negócio;
  • princípios de administração e gestão;
  • emissão do contrato social.

Quais são os benefícios do planejamento societário?

O planejamento societário traz diversas vantagens, entre as principais estão:

  • organização e eficácia na gestão;
  • maior valorização da empresa;
  • interesse de novos investidores;
  • relação harmônica aos interesses dos sócios;
  • aprimoramento e agilidade do poder de decisão;
  • crescimento orgânico;
  • maior estabilidade;
  • aumento da segurança aos sócios/acionistas.

Quais estratégias podem ser adotadas para realizar o planejamento?

Algumas estratégias podem ser utilizadas para a construção do planejamento societário. Conheça a seguir as mais usadas.

Criação de holdings

São sociedades com personalidade jurídica própria e a sociedade pode ser definida por cotas ou ações, com finalidade familiar ou patrimonial.

São muito usadas por possibilitarem o controle concentrado dos ativos familiares, com gerenciamento financeiro descentralizado.

Dessa forma, a empresa passa a ter os donos e herdeiros em sociedade. Essa doação pode ser realizada antes do falecimento ou após, e a situação da empresa já fica estabelecida enquanto os sócios estão em vida.

Resumindo, quando um dos donos do negócio morre, os demais sócios da holding continuam desenvolvendo as atividades da empresa enquanto fazem sucessão e até repartem as cotas desse sócio, por exemplo.

Testamentos e acordos pré-nupciais

Pelo fato de os processos referentes a divórcios e litígios familiares serem grandes ameaças à proteção dos ativos da empresa, quando houver necessidade, os sócios ou acionistas podem adotar esses documentos como uma maneira de proteger seus bens de tais situações.

Preparação de sucessores

A preparação dos sucessores por meio de educação formal ou programas internos com normas especiais são métodos eficientes para assegurar a continuidade do patrimônio e precaução de perdas pelas gerações vindouras.

Não é sempre que os herdeiros adquirem um perfil compatível com a atividade que seus pais exercem na empresa. Por isso, nesse caso, o ideal é pagar uma quantia para que eles se retirem e contratar um profissional capacitado para praticar no lugar.

Conseguiu entender a importância e as vantagens de elaborar um planejamento patrimonial? Contudo, é essencial contar com a consultoria de uma empresa especializa, dotada de credibilidade no mercado, e, assim, garantir que todas as informações sobre a sociedade estejam alinhadas no que tange às questões contábeis.

Precisa de orientações relativas ao planejamento societário da sua empresa? Entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar com nossos serviços!

Escreva um comentário

Share This