O eSocial é uma plataforma eletrônica que tem como finalidade realizar a transmissão de forma unificada das informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias para o Governo Federal, facilitando o cumprimento das obrigações dos empregadores. Para que esse procedimento ocorra da maneira adequada, a contabilidade eSocial é muito importante.

O objetivo é que com essa ferramenta a apresentação de dados se torne mais clara e simples, visando beneficiar empregado, empregador e governo. Dessa forma, qualquer tentativa de fraude ou quaisquer outros atos ilegais serão dificultados, tendo em vista a segurança oferecida e a qualidade das informações imposta por esse sistema.

Se você tem interesse em saber quais são os impactos que o eSocial pode trazer para a sua empresa, não deixe de ler este texto até o final. Nele, vamos apresentar informações relevantes sobre esse assunto. Acompanhe!

Maior atenção às relações trabalhistas

Embora as relações trabalhistas no Brasil já sejam regidas por uma legislação muito complexa, agora será necessária uma atenção redobrada por parte dos empregadores.

É preciso contar com profissionais qualificados no setor de recursos humanos, pois é primordial ter muito cuidado desde o período da contratação do funcionário até as alterações que poderão acontecer na vida do colaborador.

Mudança na rotina de diversos segmentos

A quantidade de mudanças e situações que atravessam a vida de um colaborador é muito grande. Com a implementação do eSocial, as informações deverão ser enviadas de forma imediata; assim, diversas empresas deverão reavaliar seus procedimentos e repensar os processos de admissão e demissão de funcionários.

Vários setores realizam grandes contratações diariamente e, principalmente em casos de primeiro emprego, será preciso ter maior agilidade na concessão de todas as documentações para que a formalização do contrato de trabalho seja realizada.

Implantação de recursos tecnológicos

Assim como todas as obrigações acessórias dos dias de hoje, a contabilidade eSocial requer a implantação de um bom software de gestão integrada, que permita a organização, a contabilização e a transferência automatizada das informações relativas à movimentação do negócio.

Para que isso ocorra, é preciso que os padrões estipulados pelo Manual de Orientação do eSocial sejam considerados, assim como a sequência dos dados enviados.

O eSocial é uma vantagem que o governo oferece às empresas para que elas se organizem da forma mais correta possível, de acordo com as exigências das normas trabalhistas.

Dessa forma, é possível evitar problemas com os órgãos fiscalizadores, além de aperfeiçoar o relacionamento entre empregador e empregado, conquistando qualidade na produção.

É necessário que os empreendimentos se adaptem o mais rápido possível, reconsiderando seus processos, pois o acesso ao eSocial será obrigatório para qualquer empresa a partir de 2018, independentemente de seu tamanho.

Por isso, contar com o auxílio de um especialista em contabilidade eSocial é fundamental. Por ser experiente nessa área, ele poderá orientá-lo da forma mais pertinente possível sobre esse novo cenário, além de informar todos os envolvidos sobre a importância de inserir corretamente as informações e cumprir os prazos exigidos pelo eSocial.

Gostou deste texto? Então, siga a nossa página no Facebook e acompanhe todos os nossos conteúdos!

Escreva um comentário

Share This