Investidores anjos representam hoje uma grande fonte de recursos e expertise para empresas inovadoras, seja as que estão dando os primeiros passos ou nas etapas finais para validar uma ideia.

E quem são os investidores anjos? São empreendedores e profissionais que dominam mercados específicos (tecnologia, por exemplo) e encontram em novos negócios a oportunidade de diversificarem seus investimentos.

Para quem visa crescer, essa é uma ajuda fundamental, não só em relação às finanças da empresa, mas também pela grande rede de contatos e conhecimento de nicho que esse investidor possui.

Diante disso, você deve estar se perguntando como conseguir um investidor anjo. É o que ensinaremos a seguir. Acompanhe a leitura conosco!

Persista até conseguir

Conseguir investidores anjos é um processo de tentativa e erro. Como eles recebem muitos projetos, é normal que precisem descartar a maioria. Mas o fato de receber uma resposta negativa não significa o final da linha, e sim a necessidade de realinhar a apresentação.

Criar um plano de negócios mais consistente, expor as ideias de forma mais clara, validar melhor o projeto e trazer dados concretos sobre o mercado escolhido são algumas maneiras de fazer isso.

Foque na objetividade

Conforme mencionado, a objetividade é importante para apresentar as ideias de forma eficiente. A explicação para isso é simples: se os investidores anjos ficarem com dúvidas em relação ao que foi apresentado, eles não investirão na sua ideia.

Por isso, é essencial ir direto ao ponto e focar no poder de síntese para apresentar um panorama completo do projeto e que, ao mesmo tempo, seja fácil de ser entendido.

Seja humilde

Todo empreendedor tem amor pela sua ideia. Em diversas ocasiões, o projeto representa anos de trabalho. Mesmo que a ideia seja incrível, é preciso ser humilde e aceitar os apontamentos feitos pelos investidores anjos. Afinal, toda ideia que ainda está no início, mesmo que já produza grandes resultados, pode ser melhorada.

Também é fundamental analisar a situação sob a ótica do investidor, já que muitas vezes o que é viável para você não será para ele. E, considerando a grande experiência que ele tem dentro do mercado, é preciso estar disposto a ouvir (inclusive críticas) e aprender com isso.

Aprenda a ser seletivo

O investidor não quer somente lucrar com o aporte feito, mas também que o projeto agregue valor ao portfólio dele. Por falar em valor, é importante que você desmistifique alguns pontos importantes dentro do conceito de investidores anjos.

O melhor investidor nem sempre será aquele que vai aportar mais dinheiro no seu projeto, mas sim quem pode levar o negócio para um patamar mais alto. Portanto, abrir mão de uma porcentagem maior do seu projeto para um investidor que dispõe das melhores ferramentas para o desenvolvimento da sua ideia não significa necessariamente perder dinheiro, e sim o contrário.

Essa análise do mercado e também do perfil do investidor é essencial para fazer boas escolhas. Para complementar as dicas sobre como ter sucesso na busca por investidores anjo, veja algumas coisas que você jamais deve fazer nessa jornada:

  • omitir dados: não mencionar indicadores importantes como dívidas da empresa, existência de outros investidores, ausência de patente da ideia e demais problemas legais é um verdadeiro “tiro no pé” e pode afugentar os investidores;
  • não ter um plano de negócios: esse documento é essencial em qualquer apresentação, especialmente para que seja possível entender qual a projeção de ganhos, a forma com que isso será feito e a viabilidade da ideia como um todo;
  • deixar de lado o profissionalismo: toda apresentação de ideia deve estar muito bem organizada, com uma identidade visual pronta e a presença de elementos que sirvam para nortear o investidor, como degustação/demonstração de produtos e portfólio dos serviços já realizados.

Ao colocar as dicas em prática, a sua empresa estará pronta para procurar investidores anjos e atrair os melhores para o seu negócio.

Este conteúdo é de muita valia para todos os empreendedores. Que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais e permitir que outras pessoas tenham acesso? Contamos com você para levar essas informações adiante!

Escreva um comentário

Share This