Ter bons indicadores de desempenho é essencial para qualquer empresa que está em busca de crescimento e deseja avaliar seus resultados.

Eles são ferramentas de gestão fundamentais para mensurar os índices do negócio. Por meio delas, é possível acompanhar os objetivos definidos no fluxo de caixa e avaliar a melhora ou piora dos índices financeiros passados.

Além disso, podem servir como base para o processo de tomada de decisão e elaboração de métodos para melhoria.

Continue lendo este texto e conheças alguns indicadores de desempenho que podem ajudar no alcance das metas da sua empresa. Confira!

1. Indicador de lucratividade

O cálculo do percentual de lucro sobre o faturamento auxilia na melhor compreensão de qual trajeto o negócio tem seguido e quais estratégias podem ser tomadas para aumentar os resultados.

Em relação à falta de capital, ela pode estar diretamente ligada aos gastos da empresa. Se o seu faturamento foi positivo mas não existe dinheiro disponível em caixa, pode-se dizer que os custos estão muito altos e, portanto, é necessário buscar solucionar esse problema.

Uma alternativa para analisar se o lucro do seu negócio está em bom estado é compará-lo com o lucro médio do seu ramo no campo comercial.

2. Taxa de evasão de clientes (Churn)

O churn demonstra a quantidade de clientes ativos em sua base, ou seja, o índice de evasão de clientes.

Trata-se de uma métrica primordial para controlar o percentual de consumidores que cancelaram os serviços da sua empresa, avaliando se seu processo de customer service é realmente eficaz para garantir a fidelidade dos clientes.

O ideal é que o negócio esteja com um churn negativo. Isso quer dizer que a receita extra gerada pela base de consumidores existente seja maior que a receita perdida pelos clientes que saíram.

3. Ticket médio por cliente

Esse indicador é nada menos que o valor médio que cada cliente gasta com seu produto. É definido por meio da média entre a quantidade de venda total e o volume de consumidores únicos que adquiriram o produto ou serviço da sua instituição em um certo período.

Analisar o ticket médio é importante para que você entenda a dinâmica de venda e quanto de valor seu cliente vê na sua oferta.

4. Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

O CAC é mensurado por meio da soma de todos os seus gastos com obtenção de clientes dividido pelo total de clientes adquiridos em um determinado período. Estes custos abrangem toda as ações de marketing e vendas implicadas na prospecção.

O indicador é essencial para certificar o quanto de esforço financeiro foi realizado para conquistar consumidores para sua empresa. Se o valor encontrado for muito elevado, é preciso que você reveja seus gastos para ter uma conta mais tranquila no final do mês.

5. Crescimento (Growth)

O crescimento é umas das métricas principais para discernir o quão a empresa está progredindo. Você pode fazer essa análise por duas maneiras:

  • crescimento da receita (faturamento do mês confrontado ao faturamento do mês anterior);
  • número de clientes (divisão da quantidade de clientes de um período pelo volume do mês anterior).

Qualquer um deles vai oferecer uma boa referência de como anda o seu trabalho.

É importante que você faça esse acompanhamento mensalmente, tendo em vista que as situações das empresas podem mudar de forma rápida. Além disso, é essencial saber como a empresa está se desenvolvendo em comparação às ações que realizou naquele mês, entendendo os motivos para o crescimento.

Para escolher os indicadores mais adequados para o seu negócio, é preciso entender o planejamento estratégico e ter metas claras no momento do estabelecimento dos objetivos que devem ser atingidos. Depois, analise os índices mais apropriados para o momento e foque neles.

Os indicadores de desempenho são importantes para entender como anda a gestão, as mudanças que devem ocorrer e os impactos das ações já praticadas. Por isso, tenha sempre o cuidado de adotar aquelas que vão se enquadrar melhor nas necessidades da sua empresa e garanta seu espaço no mercado. Bons negócios!

Este conteúdo foi útil para você? Então continue no assunto e conheça os 4 indicadores financeiros e contábeis úteis para o seu negócio para adquirir mais conhecimento e aprimorar sua gestão!

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