O segredo para o sucesso de qualquer negócio está em duas atividades: planejar e medir. Você já deve saber como um bom planejamento faz falta para o crescimento de uma empresa. Mas planejar não adianta de nada sem medir o progresso. É aí que entram os indicadores contábeis.

Quando uma pessoa quer emagrecer ou ficar mais saudável, ela tem que constantemente checar algumas medidas, como o próprio peso ou o índice de gordura corporal. Os indicadores contábeis são vitais por funcionarem como medidas da saúde de uma empresa.

Neste artigo, vamos mostrar 4 dos principais indicadores contábeis, o que significam e como medi-los. Confira!

Saiba quais indicadores contábeis devem ser observados

1. Indicadores de liquidez

Os indicadores de liquidez indicam a capacidade de a empresa honrar suas dívidas, evitando o pagamento de juros adicionais e multas. Eles também mostram se o fluxo de caixa da empresa dá conta de manter tudo funcionando.

O mais importante dos indicadores de liquidez é o Índice de Liquidez Geral (ILG). Para obtê-lo, some o ativo circulante da empresa mais o realizável em longo prazo e divida o valor pelas dívidas de curto e longo prazo (como a folha de pagamento). Idealmente, o valor será sempre maior do que 1: para cada R$1,00 em dívida, corresponde mais de R$1,00 em receita.

2. Margem bruta e margem líquida

As margens são os principais indicadores de rentabilidade. As empresas podem ter grandes volumes de vendas e receitas. Mas se as despesas também forem crescentes, a lucratividade cai e seria melhor aplicar o dinheiro de outra forma.

Para obter a margem bruta, divida o lucro bruto pela receita total e multiplique por 100. Já no cálculo da margem líquida, divida o lucro líquido pela receita total e multiplique por 100.

Exemplo: um restaurante vende um prato de macarrão a R$20,00, que custa R$8,00 para ser feito. A margem bruta é de 60: (R$12,00 / 20) x 100. Ocorre que o restaurante ainda paga R$2,00 em impostos. A margem líquida é 50: (R$10,00 / 20) x 100.

3. Retorno sobre investimento (ROI)

É um dos principais indicadores contábeis de qualquer empresa. Mesmo uma loja de produtos digitais, que não venda mercadorias físicas ou serviços, usa constantemente este indicador.

O ROI mede o lucro obtido com um determinado investimento. Por exemplo, sua empresa investiu R$20.000,00 em uma campanha publicitária, que aumentou as vendas em R$60.000,00. O lucro é de R$ 40.000,00, portanto o retorno sobre o investimento foi de 2: cada R$1,00 investido gerou R$2,00 em retorno.

4. Índice de endividamento geral

É o principal indicador de dívidas da empresa, medindo a participação do capital de terceiros em sua atividade. É calculado por meio de um balanço patrimonial, sendo a razão entre o total de ativos (como os valores a receber de clientes) e o total de passivos.

Quanto menor, melhor. Valores baixos podem, também, ser úteis para a empresa conseguir novos empréstimos, já que mostram que ela tem capacidade de pagá-los.

Veja como garantir a utilidade dos indicadores contábeis

Indicadores contábeis são fundamentais para a administração de qualquer empresa. Eles são usados para fazer diagnósticos e para orientar decisões. Com eles em mãos, um gestor sabe se a empresa pode ou não tomar mais um empréstimo e de qual valor ou se deve abandonar ou reinvestir em certo segmento de negócios.

Contudo, para que os indicadores contábeis forneçam resultados úteis e verdadeiros, a contabilidade da empresa precisa estar em dia. É preciso que cada passivo, ativo etc. esteja adequadamente registrado para que o cálculo não leve a conclusões erradas. Assim, a empresa não fará um investimento além da sua capacidade, nem deixará de aproveitar oportunidades por pensar estar mais endividada do que realmente está.

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