A carga tributária do Brasil tem prejudicado muitas empresas, pois suas taxas altas limitam a situação financeira, impossibilitando que sejam realizados investimentos importantes. Porém, saiba que há maneiras de pagar menos impostos e, ainda assim, estar em conformidade com a lei. Para que isso aconteça, é imprescindível tomar certas atitudes.

Se você quer saber como pagar menos impostos no seu negócio de forma legal, leia este texto e veja as dicas que preparamos. Acompanhe!

1. Realize um plano tributário

É muito importante você se programar, por isso, elabore um plano tributário para sua empresa, considerando algumas questões, como: expectativa de faturamento do negócio, despesas, rendimentos e verificação de um possível recolhimento indevido de imposto.

Esses dados possibilitam que sua organização execute suas atividades com segurança, ocasionando redução de custos para o empreendimento. Com essas informações, também é possível determinar o regime tributário que melhor se ajusta à empresa.

2. Escolha o melhor regime tributário para seu empreendimento

Existem três tipos de regimes tributários: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. Entre esses enquadramentos, é fundamental verificar à qual o seu negócio se adapta melhor e qual é o mais benéfico.

Para saber qual é o melhor, é preciso analisar os cálculos das alíquotas dos impostos passíveis de recolhimento e as margens de lucro efetivas da empresa. Escolher o regime tributário ideal fará com que você pague menos impostos, aumentando a rentabilidade do seu negócio.

3. Pesquise os incentivos fiscais e programas de parcelamento

Não espere o período fiscal anual acabar para observar as vantagens fiscais efetivas que podem ser vantajosas para seu empreendimento.

Esses incentivos têm como intuito trazer progresso econômico para certa localidade e, para que isso aconteça, as autarquias ofertam uma diminuição dos impostos. Contudo, para alcançá-los, é preciso que você realize algo que colabore para o crescimento do local ou una-se a projetos de responsabilidade social.

Um exemplo de incentivo fiscal é a Lei Rouanet, que permite que a empresa aplique parte do IRPJ devido em ações culturais.

O REFIS é um programa de parcelamento, que impulsiona as empresas que lidam com impostos atrasados, oferecendo a possibilidade para que essas organizações possam efetuar os pagamentos por meio de descontos e parcelamentos consideráveis. Portanto, se seu negócio está atravessando essa situação, contate a entidade credora e verifique se ela está possibilitando o REFIS.

4. Diminua a retirada de pró-labore

Empreendimentos que realizam uma grande retirada mensal para os sócios e administradores ficam submetidos às alíquotas de Imposto de Renda (IR). Quanto maior a quantia retirada, maiores serão os gastos com impostos, sobrando um valor menor que o projetado.

Por esse motivo, a opção mais acertada de como pagar menos impostos seria reduzindo o pró-labore de um jeito que fique isento à cobrança de IR e repartindo o que sobrou sob forma de lucro, já que esse valor não é tributado.

5. Conte com a ajuda de um contador

Não é recomendável que você mesmo realize a contabilidade de sua empresa. Realizando essa tarefa, você perderá o foco da gestão do seu negócio, desperdiçará um tempo que poderia ser gasto com outras funções, correrá o risco de escolher o regime tributário errado, além de outras falhas.

Além do mais, um profissional especialista pode contribuir muito mais por meio do seu conhecimento e da sua experiência, agregando para a economia do negócio.

Agora que você já sabe como pagar menos impostos de forma legal, ficará mais simples conseguir a liberdade econômica da sua empresa. Contar com o auxílio de um escritório de contabilidade especializado também é um ótimo método para avaliar as melhores medidas de redução de impostos para o seu empreendimento.

Você gostou deste texto? Então curta a nossa página no Facebook e acompanhe todas as nossas atualizações em primeira mão!

Escreva um comentário

Share This