Pequenos e médios empreendedores enfrentam diferentes desafios durante o dia. Entre eles, podemos destacar gerenciamento de custos, conhecimento do lucro real, manutenção de um planejamento tributário eficiente, entre outros. Essas situações se tornam problemas e precisam ser melhoradas.
Como fazer isso? Implementando algumas dicas de gestão empresarial para aumentar a eficiência do trabalho executado nas PMEs. Afinal, a gestão das empresas é composta por processos que ajudam a otimizar a produtividade e os resultados obtidos. Assim, você alcança o sucesso.
Então, o que fazer? É o que vamos ver neste post. Aqui, você entenderá o que significa administrar sua empresa, as vantagens dessa prática e dicas para implementar no seu negócio. Acompanhe!
A gestão empresarial
Esse conceito significa estar no controle. Basicamente, é a administração da sua empresa por meio de diferentes práticas — como criação de planos de venda, equilíbrio de lucro e oferta, delegação de tarefas, foco na motivação dos colaboradores e assim por diante.
O objetivo é fazer o negócio se destacar e crescer constantemente — é por isso que a gestão empresarial é tão importante para as PMEs. Ainda assim, é comum encontrar empreendedores que desconhecem essa prática, o que implica riscos para o negócio.
As vantagens da prática
O empreendedor que controla o gerenciamento do seu negócio obtém diversos benefícios. Veja os principais:
- definição de metas financeiras;
- priorização de investimentos;
- eficiência na execução de tarefas;
- análises mais aprofundadas;
- interpretações aprimoradas;
- precisão nas tomadas de decisão.
Desse modo, você consegue ser mais bem-sucedido tanto no gerenciamento quanto na indicação das atividades que devem ser executadas pelos colaboradores.
Em outras palavras, a gestão planeja, executa e equilibra os recursos para potencializar a produção com o menor uso de insumos e manutenção da qualidade. Isso ainda implica redução de custos, otimização das tarefas e menos desperdícios.
As táticas de gestão empresarial
A eficiência dessa atividade depende de diferentes fatores. Confira 4 sugestões:
1. Capacite sua equipe
Os profissionais qualificados devem ser analisados ainda no processo de contratação, mas também devem passar por treinamentos constantes. Assim, reciclam seus conhecimentos e preparam-se para lidar com as novas tecnologias.
Aqui, também está implícita a ideia da motivação — o colaborador se manterá engajado por perceber sua valorização pela empresa. Isso ainda garante o alinhamento das expectativas pessoais e profissionais com as da organização.
2. Implante um software de gestão empresarial
Essas soluções podem ser adotadas por qualquer empresa e são compostas por diferentes categorias. É possível controlar estoque e fluxo de caixa, gerir as finanças e cadastrar clientes. Os dois principais programas são:
ERPs
Desenvolvem uma gestão integrada. Os dados são reunidos em um único local — o que facilita o acesso e permite uma visão mais ampla. A consequência é a possibilidade de tomar decisões mais acertadas e identificar rapidamente os itens que requerem melhorias.
CRMs
São voltados para a gestão do relacionamento com o cliente. Armazenam contatos e informações sobre clientes e pessoas interessadas em seus produtos e serviços.
3. Crie indicadores para acompanhar os resultados
O monitoramento dos dados obtidos é imprescindível para a gestão das PMEs. Assim, identifica-se a necessidade de ajustes e uma visão mais clara da situação atual. Entre os indicadores mais importantes, estão:
- ticket médio: indica o faturamento médio das vendas por cliente, e é calculado pela divisão da receita total pelo número de vendas;
- custo fixo: não sofre variações devido ao faturamento, e deve ser mantido o mais baixo possível;
- turnover: refere-se à rotatividade de colaboradores, e é calculado pelo total de funcionários dividido pelo número de desligamentos;
- lucratividade: mostra o retorno real dos investimentos realizados;
- nível de endividamento: deve ser analisado junto ao lucro, pois esse pode ser corroído pelos juros e multas.
4. Delegue funções para empresas ou profissionais especializados
O acúmulo de funções é um risco que pode aumentar as incertezas do negócio, sem contar que a atividade está sujeita a esquecimentos. Por isso, delegar funções é fundamental.
Conte com a ajuda de uma empresa especializada e garanta a certeza de que terá um trabalho bem-feito! É o caso dos serviços contábeis, que são complexos e exigem cuidado redobrado.
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