Pequenos e médios empreendedores enfrentam diferentes desafios durante o dia. Entre eles, podemos destacar gerenciamento de custos, conhecimento do lucro real, manutenção de um planejamento tributário eficiente, entre outros. Essas situações se tornam problemas e precisam ser melhoradas.

Como fazer isso? Implementando algumas dicas de gestão empresarial para aumentar a eficiência do trabalho executado nas PMEs. Afinal, a gestão das empresas é composta por processos que ajudam a otimizar a produtividade e os resultados obtidos. Assim, você alcança o sucesso.

Então, o que fazer? É o que vamos ver neste post. Aqui, você entenderá o que significa administrar sua empresa, as vantagens dessa prática e dicas para implementar no seu negócio. Acompanhe!

A gestão empresarial

Esse conceito significa estar no controle. Basicamente, é a administração da sua empresa por meio de diferentes práticas — como criação de planos de venda, equilíbrio de lucro e oferta, delegação de tarefas, foco na motivação dos colaboradores e assim por diante.

O objetivo é fazer o negócio se destacar e crescer constantemente — é por isso que a gestão empresarial é tão importante para as PMEs. Ainda assim, é comum encontrar empreendedores que desconhecem essa prática, o que implica riscos para o negócio. 

As vantagens da prática

O empreendedor que controla o gerenciamento do seu negócio obtém diversos benefícios. Veja os principais:

  • definição de metas financeiras;
  • priorização de investimentos;
  • eficiência na execução de tarefas;
  • análises mais aprofundadas;
  • interpretações aprimoradas;
  • precisão nas tomadas de decisão.

Desse modo, você consegue ser mais bem-sucedido tanto no gerenciamento quanto na indicação das atividades que devem ser executadas pelos colaboradores.

Em outras palavras, a gestão planeja, executa e equilibra os recursos para potencializar a produção com o menor uso de insumos e manutenção da qualidade. Isso ainda implica redução de custos, otimização das tarefas e menos desperdícios.

As táticas de gestão empresarial

A eficiência dessa atividade depende de diferentes fatores. Confira 4 sugestões:

1. Capacite sua equipe

Os profissionais qualificados devem ser analisados ainda no processo de contratação, mas também devem passar por treinamentos constantes. Assim, reciclam seus conhecimentos e preparam-se para lidar com as novas tecnologias.

Aqui, também está implícita a ideia da motivação — o colaborador se manterá engajado por perceber sua valorização pela empresa. Isso ainda garante o alinhamento das expectativas pessoais e profissionais com as da organização.

2. Implante um software de gestão empresarial

Essas soluções podem ser adotadas por qualquer empresa e são compostas por diferentes categorias. É possível controlar estoque e fluxo de caixa, gerir as finanças e cadastrar clientes. Os dois principais programas são:

ERPs

Desenvolvem uma gestão integrada. Os dados são reunidos em um único local — o que facilita o acesso e permite uma visão mais ampla. A consequência é a possibilidade de tomar decisões mais acertadas e identificar rapidamente os itens que requerem melhorias.

CRMs

São voltados para a gestão do relacionamento com o cliente. Armazenam contatos e informações sobre clientes e pessoas interessadas em seus produtos e serviços.

3. Crie indicadores para acompanhar os resultados

O monitoramento dos dados obtidos é imprescindível para a gestão das PMEs. Assim, identifica-se a necessidade de ajustes e uma visão mais clara da situação atual. Entre os indicadores mais importantes, estão:

  • ticket médio: indica o faturamento médio das vendas por cliente, e é calculado pela divisão da receita total pelo número de vendas;
  • custo fixo: não sofre variações devido ao faturamento, e deve ser mantido o mais baixo possível;
  • turnover: refere-se à rotatividade de colaboradores, e é calculado pelo total de funcionários dividido pelo número de desligamentos;
  • lucratividade: mostra o retorno real dos investimentos realizados;
  • nível de endividamento: deve ser analisado junto ao lucro, pois esse pode ser corroído pelos juros e multas.

4. Delegue funções para empresas ou profissionais especializados

O acúmulo de funções é um risco que pode aumentar as incertezas do negócio, sem contar que a atividade está sujeita a esquecimentos. Por isso, delegar funções é fundamental.

Conte com a ajuda de uma empresa especializada e garanta a certeza de que terá um trabalho bem-feito! É o caso dos serviços contábeis, que são complexos e exigem cuidado redobrado.

Gostou das nossas dicas de gestão empresarial? Então curta nossa página no Facebook para acompanhar outras sugestões relevantes para sua empresa!

Escreva um comentário

Share This