Levar o empreendimento à lucratividade exige entendimento e estratégia, tendo em vista que muitas razões podem interferir no lucro da empresa. As circunstâncias podem mudar conforme a situação de mercado, mas algo que é garantido para todas as empresas são as obrigações tributárias — por isso ter um planejamento tributário eficaz é essencial.

Vários micro e pequenos empresários acreditam que o planejamento tributário só é aplicável nas empresas que arrecadam milhões de tributos por ano, mas esse pensamento não é correto. Aliás, pode levar o pequeno empreendedor a sofrer prejuízos e perda de competitividade no mercado por falta de planejamento relacionado às questões tributárias.

Neste texto, vamos mostrar para você quais são as principais vantagens de se realizar um planejamento tributário para o seu negócio. Boa leitura!

O que é e qual a importância do planejamento tributário?

O planejamento tributário é o conjunto de atividades que identificam e estruturam os procedimentos financeiros da empresa, com o intuito de buscar o regime tributário mais favorável possível e promover a menor carga tributária ou a mais benéfica para a situação da empresa.

A princípio, era usada somente nas grandes empresas, mas com o passar do tempo e com o aumento das espécies de tributação a serem escolhidas — principalmente no caso das pequenas e médias empresas —, o planejamento também foi se estendendo para as empresas menores.

Quais são os principais benefícios oferecidos pelo planejamento tributário?

Reduz os custos da empresa

O planejamento tributário tem como um dos objetivos primordiais a redução do pagamento dos tributos por meio de um plano que esteja em conformidade com o estabelecido em lei. Portanto, é o instrumento hábil para otimizar a administração empresarial.

Isso ocorre por meio de um estudo do histórico financeiro e tributário, assim como das margens de lucro, despesas e espera de faturamento. Por esse fato, um planejamento tributário eficiente é capaz de reduzir os custos e diminuir a incidência de tributos, propiciando maior produção de caixa.

Evita os casos de autuações

Detalhar a situação tributária da empresa permite que se saiba todas as transações, acertos e falhas. Assim, fica mais simples avaliar a saúde do empreendimento e se as práticas nele realizadas estão de acordo com a norma em vigência.

O planejamento, nesse caso, possibilita uma atuação de prevenção, evitando as ocorrências do não recolhimento e realização das obrigações fiscais — diminuindo as ocorrências de violações normativas em virtude de falhas e aplicação de multas.

Aumenta a competitividade da empresa no mercado

A empresa, por intermédio do planejamento tributário, pode aumentar a sua competitividade no mercado, sendo capaz, até mesmo, de sair na frente das outras concorrentes.

É permitido ao empreendedor ter uma ampla visão sobre os custos envolvidos das fases do processo, de forma que ele escolha a melhor estratégia para possibilitar as vendas.

Permite a preferência por um regime tributário adequado

A empresa poderá optar pelo Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional como o regime tributário que será aplicado em todo o seu ano fiscal.

O planejamento tributário, por prever as situações e realizar projeções mais corretas, é o melhor meio que a empresa tem para selecionar a opção mais apropriada de regime tributário — fazendo com que o empreendimento recolha apenas os tributos necessário para a execução de suas atividades.

Permite a elaboração de um calendário tributário

Um profissional especialista saberá criar um bom planejamento tributário e estabelecer, junto ao empresário, as melhoras datas para o recolhimento dos impostos. O intuito é manter o saldo positivo do lucro da empresa e o fluxo de caixa regular.

Aproveita os prováveis incentivos fiscais

O planejamento concede ao profissional uma visão ampla do empreendimento e o conhecimento dos processos que podem ser aprimorados ou excluídos a fim de dispor das vantagens oferecidas pela lei.

Agora que você sabe como funciona o planejamento tributário e como ele está ligado com a gestão do empreendimento, a melhor maneira de evitar erros que podem impactar sua empresa, mesmo que pequena, é realizando um planejamento eficaz que mantenha o seu negócio com princípios bem estabelecidos.

Gostou do texto? Então entre em contato com a  Muzzi Contabilidade e veja como podemos auxiliar no planejamento tributário e crescimento da sua empresa!

Escreva um comentário

Share This