Os demonstrativos contábeis, também denominados demonstrativos financeiros, são documentos que retratam fielmente a situação financeira e patrimonial de uma empresa. São utilizados como base para o processo de decisão e servem como norteadores para que o negócio não siga rumos negativos.

Neste post, você entenderá o que são e quais os benefícios dos demonstrativos contábeis. Confira!

O que são os demonstrativos contábeis?

Os demonstrativos contábeis são relatórios estruturados e detalhados que informam a situação financeira e patrimonial de uma empresa em um determinado período, geralmente em relação ao ano anterior.

Dos empreendedores do negócio aos potenciais investidores e demais interessados, os relatórios contábeis são dados que refletem os efeitos financeiros das transações e dos eventos comerciais realizados pela organização.

Alguns demonstrativos contábeis são de registro e apresentação obrigatória. No entanto, a correta elaboração desses documentos fornece uma importante fonte de informações precisas e detalhadas sobre diversas questões do negócio.

Além disso, são requisitos primordiais para a obtenção de empréstimos e até mesmo para contratar com a Administração Pública — como no caso das licitações. Entre alguns exemplos de demonstrativos contábeis, destacam-se:

  • o Balanço Patrimonial;
  • o Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC);
  • a Demonstração de Resultados;
  • a Demonstração de Valor Adicionado (DVA) etc.

Quais os benefícios dos demonstrativos contábeis?

Os demonstrativos são elaborados com base nas informações financeiras e patrimoniais auferidas pela empresa em um determinado período. Assim, a contabilidade realiza o registro de todos os fatos que ocorreram e que modificaram o patrimônio e as finanças do negócio em um determinado período.

Entre as principais documentações utilizadas para a elaboração dos demonstrativos contábeis, é possível destacar:

  • notas fiscais de entrada e saída de mercadorias;
  • pagamentos de salários, fornecedores, tributos;
  • despesas administrativas e operacionais;
  • integralização de capital, entre outros.

Por meio do levantamento de tais informações, é possível a confecção de demonstrações precisas e que apresentem a real situação da empresa de acordo com o que está estabelecido na legislação. Veja os principais benefícios da elaboração dos demonstrativos contábeis!

Pontualidade nos pagamentos

Os demonstrativos contábeis são documentos que apresentam muito mais que os números de um negócio. Quando são utilizados por gestores que tenham uma boa capacidade de interpretação e compreensão da posição financeira e patrimonial da organização, tais relatórios possibilitam uma melhor gestão das finanças e oportunidades de crescimento.

Ao elaborar os relatórios financeiros, é possível acompanhar, por exemplo, as contas a pagar e a receber, garantindo um controle de prazos de pagamentos, assim como as datas para recebimento. Com a elaboração correta dos demonstrativos financeiros, é possível prever o fluxo de caixa e estabelecer soluções que antecedem possíveis problemas de pagamentos.

Melhor tomada de decisão

Os demonstrativos contábeis são importantes instrumentos no processo de tomada de decisão e uma excelente fonte de informação para a gestão e a administração de um empreendimento, garantindo o crescimento e desenvolvimento da empresa.

Por exemplo: a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é responsável pelo confronto das receitas, custos e despesas das atividades em um determinado período. Ao final dessa apuração, é possível saber se a empresa obteve lucro ou prejuízo.

Juntamente ao Balanço Patrimonial e os balancetes mensais, é possível ter um embasamento sólido sobre a situação do empreendimento. Além disso, a DRE pode ser utilizada por instituições financeiras como um instrumento de avaliação na hora de conceder empréstimos.

Elaboração do Imposto de Renda

Não há dúvidas que os demonstrativos contábeis são documentos que revelam o histórico de transações da organização. Por meio desses relatórios, todas as informações passam a ser organizadas, em formato cronológico, e podem ser utilizadas para elaborar a declaração do Imposto de Renda.

Com a informatização e automação de uma série de processos como o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), a elaboração dos demonstrativos contábeis passou a ser facilitada.

No entanto, a escrituração deve ser realizada com atenção e o registro das operações feito de forma correta, para que, na hora de transmitir os relatórios ao Fisco, não haja discrepâncias ou omissões.

Agora que você já sabe os benefícios dos demonstrativos contábeis, curta nossa página no Facebook para ter acesso a todos os nossos conteúdos. Corre lá!

Escreva um comentário

Share This