Você, como empresário, conhece os inúmeros benefícios que a terceirização de contabilidade pode trazer para o seu negócio? Se sua resposta for não, então, este artigo vai ajudar bastante!

Sabemos que acompanhar de perto as diversas mudanças a respeito de legislações, leis indiretas, reformas e impostos não é tarefa fácil, ainda mais para pessoas que não têm afinidade com a área contábil.

Porém, não se sinta culpado, já que se perder nesse mundo complexo e repleto de burocracia é natural até mesmo para aqueles gestores de empresas mais experientes.

E como nós sabemos dessa dificuldade, elaboramos o conteúdo de hoje pensando em você. Nosso objetivo é mostrar como a terceirização de contabilidade pode ser extremamente útil para os gestores. Questões sobre redução de custos e otimização da produtividade e do tempo para administrar o negócio são os pontos que abordaremos.

Ficou interessado? Então, acompanhe!

O que é terceirização de contabilidade?

Você, na posição de empresário, consegue encaixar, no seu dia a dia, um tempo para analisar todos os quesitos que rodeiam o cenário contábil da sua empresa? Provavelmente não.

Entretanto, caso disponibilize desse tempo para verificação, será que consegue manter a conformidade contábil, evitando penalidades (juros, multas e fiscalizações)?

Consolidada no mercado há algum tempo, a terceirização de contabilidade é uma solução pertinente para o gestor leigo ou para aquele que não tem tempo nem paciência.

A principal função desse serviço é organizar toda parte fiscal e contábil de empresas, assim como verificar o cumprimento de algumas operações obrigatórias, como:

  • acompanhamento do faturamento;
  • transmissão de declarações;
  • respeito à legislação de estado e municípios;
  • emissão de guias conforme a atividade exercida;
  • lançamentos de documentos para fins de balanço.

Essas são apenas algumas premissas de responsabilidade da contabilidade terceirizada.

Quais são os principais benefícios?

A seguir, vamos apontar três principais vantagens que você terá ao contratar uma empresa especializada no âmbito contábil. Entenda:

Redução de custos

Você sabia que é possível cortar gastos de maneira saudável, sem comprometer a efetividade da sua empresa? Com a terceirização de contabilidade, isso é possível.

Todas as empresas necessitam de um contador, certo? Bom, você tem a opção de montar internamente um departamento contábil, porém, tal ação demanda custos, que podem ser até cinco vezes maior, se comparados com os do serviço terceirizado.

Isso ocorre devido a uma série de encargos trabalhistas que são cobrados por cada funcionário registrado, além, é claro, de salário, vales para transporte e alimentação, equipamento e estrutura adequada.

Otimização do tempo e aumento da produtividade

O gestor do próprio negócio tem o dever de direcionar todos os esforços em algumas atividades, como:

  • prospecção de clientes;
  • controle de qualidade;
  • estratégia e planejamento.

A pergunta que fica é: será que é possível exercer essas atividades de modo eficiente quando você desvia sua atenção para questões contábeis levantadas pela sua equipe interna? Inevitavelmente, uma das tarefas ficará prejudicada e incompleta.

Benefício de novas legislações

Desfrutar de nova legislações, refis e normas pode ser uma forma lucrativa de administrar sua empresa, desde que você saiba o que está fazendo.

Para ilustrar essa perspectiva, temos a Norma NBC TG 1000 — que foi criada para beneficiar as pequenas empresas, nas quais questões como ativo imobilizado, passivo e contabilização dos investimentos foram reinventadas. 

Mudanças como essa ocorrem constantemente, e a vantagem da contratação de uma empresa terceirizada é a tranquilidade de contar com uma equipe experiente e atualizada.

Por que devo contratar um contador terceirizado?

Colocar suas obrigações contábeis nas mãos de um especialista é a estratégia mais adequada. Atribuições relacionadas a resoluções tributárias burocráticas e anulação de falhas fiscais e também questões de relacionamento e reputação da empresa perante Fisco, Receita Federal e Estadual e Prefeitura são sempre preocupantes em qualquer estabelecimento. 

É para cuidar de tudo isso que uma consultoria contábil terceirizada surge no cenário. Com experiência em seu nicho de atuação, os profissionais dessa área podem oferecer serviços qualificados ao seu microempreendimento, incluindo orientação para melhor atuação e assessoria personalizada. Ou seja, tudo que um negócio precisa para prosperar.

E caso você já tenha tomado sua decisão e queira trabalhar com uma empresa gabaritada em terceirização de contabilidade, respeitada e competente, entre em contato com a Muzzi Contabilidade e receba a melhor consultoria do mercado!

Escreva um comentário

Share This