O blockchain — sistema de registros que garante a segurança das transações feitas com criptomoedas — é uma inovação tecnológica representada por uma cadeia de blocos, que traz diversas vantagens ao setor econômico e tem chamado a atenção das empresas e governos.

Neste texto, entenda como funciona essa tecnologia, quais são as suas vantagens e como ela pode ser aplicada. Acompanhe!

Como o blockchain funciona?

Para entender melhor seu funcionamento, é preciso ter uma visão mais próxima dos elementos que compõe o sistema.

Blocos

Todas as operações confirmadas devem ser lançadas nos blocos. No Bitcoin, um bloco é encerrado a cada 10 minutos, constando as movimentações desse período — que podem variar conforme sistemas, momentos etc.

Além do grupo de transações, ele deve ter um código que o liga com o anterior e outro que vai interligá-lo ao próximo, criando uma conexão em cadeia.

Esses blocos serão gerados de forma segura, sem que as ligações sejam modificadas pelo mineiro.

Mineiro

É uma máquina ou conjunto de aparelhos atuando como um só, usando um software próprio para a efetuação dos cálculos. Toda vez que o processo é finalizado, o mineiro é contemplado com Bitcoins.

O sistema avalia todas as referências relativas ao bloco e aplica uma fórmula matemática especial sobre esse grupo de dados. O resultado é um código conhecido como hash, que, geralmente, utiliza base hexadecimal composta por números e letras.

Cada agrupamento de dados é único. Por isso, sempre que a fórmula matemática for inserida do bloco, o hash criado será o mesmo. Porém, se o grupo de dados sofrer alterações, ele será diferente, impedindo que se vá em frente.

Além do seu próprio, o bloco compreende o hash do precedente. Assim, um procedimento de averiguação conseguirá identificar quando um bloco é ilegítimo, pois o código hash será diferente dos registrados.

Nós

O Bitcoin é uma rede, e cada complemento é um nó. Dessa forma, se você possui uma máquina que tem um software para fazer movimentações com Bitcoins, esse computador acaba se tornando um nó.

Esse sistema mantém e auxilia a repartição de reproduções atualizadas em tempo real da cadeia de bloco em uso. Quando as operações são feitas e os blocos adicionados, os nós são avisados para que possam atualizar os dados com as informações novas.

O recurso de comunicação criptografada impossibilita que essa rede seja atacada ou que os nós inadequados sejam acrescentados.

Vários procedimentos são utilizados para verificar se existe concordância sobre a realização de certa operação. Se você está ganhando Bitcoins de alguém como pagamento, um procedimento de análise junto aos nós validará a transação.

Depois, a operação será registrada no blockchain e, como esse assentamento não pode ser apagado, ninguém conseguirá tomar esses Bitcoins de você alterando os blocos.

Quais são as vantagens do blockchain?

Entre as vantagens do blockchain, estão:

  • segurança — a estrutura em forma de cadeias de blocos o torna praticamente inviolável;
  • disponibilidade — a estrutura distribuída faz o sistema continuar funcionando, mesmo que alguns nós caiam;
  • confiabilidade — os dados não podem ser alterados e nem apagados;
  • transparência — as transações são públicas, todos os nós podem checá-las e os usuários não precisam ser identificados (mas é possível vincular identidades, se necessário);
  • custo operacional reduzido — quando comparados com sistemas computacionais centralizados.

Como o blockchain pode ser aplicado?

O blockchain pode ser aplicado em várias situações.

Gestão de identidade

O registro de usuários no sistema pode combater falsificação de identidades, o que é muito útil nos casos de fechamento de contratos eletrônicos ou transferência de propriedade.

Serviços financeiros

O número de instituições financeiras interessadas no blockchain está crescendo, já que o recurso pode ser utilizado para operações de pagamento e transferência de dinheiro, devido a sua capacidade de tornar o processo mais ágil e seguro.

Transparência pública

Como os dados não podem ser apagados ou adulterados, sistemas governamentais podem usar o blockchain para impedir o desvio de recursos públicos, evitar fraudes em eleições, simplificar processo de auditorias etc.

O blockchain tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. Por isso, é importante manter-se atualizado sobre essa inovação e preparado, caso precise usá-la.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite e conheça nossas dicas para manter a saúde financeira do seu negócio!

Escreva um comentário

Share This