As criptomoedas estão se tornando cada vez mais conhecidas em todo o mundo, tendo em vista sua facilidade de transação e o fato de serem fruto do avanço da tecnologia.

Existem várias moedas criptografadas no mercado. Por isso, é importante que você conheça as principais características de cada uma delas e por quais motivos atraem os investidores. Pensando nisso, neste texto, mostramos quais são as criptomoedas mais conhecidas, como funcionam e como declará-las no imposto de renda. Acompanhe!

O que são e como funcionam as criptomoedas?

É um tipo de moeda virtual que faz uso da criptografia para dar mais segurança às operações financeiras feitas online. Esses códigos dificilmente podem ser decodificados. Com elas, você consegue comprar bens e serviços na internet. As transações podem ser realizadas por qualquer pessoa e em qualquer lugar, sem limites mínimos ou máximos de valor.

Normalmente, as criptomoedas são geradas na internet por qualquer pessoa que use um programa de mineração digital. Os cálculos feitos pelo sistema auxiliam na verificação das operações de toda a rede.

No processo de mineração o usuário resolve uma operação matemática difícil e complexa com o computador e, assim que consegue resolvê-la, ganha uma quantidade de moedas. Contudo, é preciso um sistema muito potente para gerar criptomoedas, já que é necessária uma capacidade de processamento distinto para resolver a conta matemática.

Quais são as principais criptomoedas?

Existem diversas criptomoedas disponíveis no mercado. A seguir, conheça as principais delas!

Bitcoin

É a moeda virtual mais conhecida. Para adquiri-la, a pessoa deve possuir um endereço de Bitcoin, que é uma sequência de até 34 letras e números. Essa localização serve como um tipo de caixa postal por meio da qual as moedas são encaminhadas. Não existe o registro dos endereços, possibilitando o anonimato dos usuários.

As carteiras virtuais guardam os endereços e podem ser utilizadas para administrar o dinheiro. Elas atuam como contas de banco privadas. Caso os dados sejam perdidos, as moedas relativas àquela carteira também somem.

Dash

Uma grande vantagem é o fornecimento de privacidade complementar ao finalizar qualquer movimentação. Isso acontece porque a rede da Dash desfruta de Masternodes, um servidor especial, além de estimular os usuários a não gastarem os saldos das suas carteiras.

Deviso essa característica, a moeda está gerando muitos efeitos na indústria, especialmente em pontos de vendas com parcerias estratégicas.

Monero

A Monero lidera a busca pelo anonimato devido algumas concepções inovadoras. Foi recebida pelo mercado da darknet por oferecer a privacidade e o anonimato que você não é capaz de achar na Bitcoin.

Ripple (XRP)

As opiniões sobre a Ripple, também conhecida como XRP, são diversas. Porém, são várias vantagens trazidas por ela às redes descentralizadas.

Diferentemente das outras criptomoedas, a finalidade inicial da Ripple não é ser moeda de especulação, mas ser útil nas transações entre países e instituições financeiras renomadas. Vários bancos do mundo que buscam aprimorar suas operações rotineiras estão avaliando a Ripple. Assim, foi formada uma nova aliança com algumas instituições, o que elevou o valor do token XRP.

Como declarar as criptomoedas no imposto de renda?

Todo os bens e direitos devem ser declarados, desde que o contribuinte esteja obrigado à entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física. A criptomoeda ainda não foi normalizada no Brasil, mas deve ser declarada da seguinte forma:

  • ir no campo “bens e direitos”, código 99;
  • informar a dia da compra, quantidade e preço unitário em moeda corrente nacional;
  • no valor do bem, inserir o valor total da compra em moeda corrente nacional.

Os ganhos obtidos com a venda de criptomoedas que tiverem um montante alienado no mês maior do que R$ 35.000 são tributados a título de ganho de capital, sendo a alíquota inicial de 15% para valor de até R$ 5 milhões. O recolhimento do imposto sobre a renda deve ser realizado até o último dia do mês posterior ao da transação.

Devido às particularidades da declaração das criptomoedas, não deixe de contar com o auxílio de um escritório de contabilidade qualificado para ter certeza de que a declaração foi feita corretamente.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais? Entre em contato conosco! Temos uma equipe especializada para oferecer todas as informações e serviços necessários.

Escreva um comentário

Share This