Cobrar os clientes inadimplentes não é uma tarefa nada fácil, principalmente quando a empresa é nova ou pequena e o responsável por essa função não sabe exatamente como agir.

Entretanto, manter uma boa relação com os clientes é fundamental, até mesmo quando eles são devedores. Afinal, depois de quitarem seus débitos, eles podem continuar consumidores fiéis dos seus produtos e serviços, contribuindo assim para o crescimento do negócio.

Por esse motivo, é muito importante adotar estratégias de como se portar quando for cobrar os consumidores, pois qualquer falha pode prejudicar a imagem da sua empresa no mercado. Pensando nisso, elaboramos este texto com algumas dicas para que você consiga realizar uma cobrança eficiente e de sucesso. Continue a leitura!

Forneça alternativas de pagamento

Oferecer opções para facilitar o pagamento é fundamental em qualquer negociação. Que tal montar as propostas de acordo com o perfil e o histórico de cada cliente?

Por exemplo, para os inadimplentes mais obstinados, você pode ser um pouco mais rígido, solicitando o pagamento à vista ou diminuindo o leque de alternativas. Caso ele esteja passando por um momento difícil, mas demonstre interesse em quitar o débito, faça o parcelamento da dívida, reduza os juros ou ofereça prazos maiores.

Independentemente da situação, não espere o devedor procurar a empresa. Entre você mesmo em contato e faça uma proposta.

Evite constranger os clientes

Em momento algum o responsável pela cobrança deve constranger os clientes inadimplentes, pois o prejuízo pode se tornar ainda maior. O correto é entrar em contato com eles — por e-mail, telefone, SMS etc. — da forma mais cordial e educada possível, para que vocês possam negociar a dívida de maneira tranquila.

É importante que você compreenda que, mesmo que alguns de seus clientes estejam com pendências no pagamento, tratá-los mal só vai prejudicar o seu negócio. Afinal, eles podem recorrer aos órgãos de proteção ao direito do consumidor para relatar a situação, além de relatar sobre o constrangimento recebido para outros consumidores.

Quando um cliente espalha as experiências ruim que tiveram, outros possíveis consumidores podem se afastar devido à repercussão negativa da imagem da sua empresa.

Entre em contato antes do vencimento do débito

Entrar em contato com o cliente alguns dias antes da dívida vencer, lembrando-o que a data do pagamento está chegando, pode ser uma ótima ideia. Adotar essa prática vai ajudar a evitar que eles esqueçam de pagar e reduzir as chances da sua empresa ter clientes inadimplentes, facilitando a sua vida e dos consumidores.

Esse contato com o lembrete da data de vencimento pode ser feito por e-mail ou por SMS, por exemplo.

Tenha uma equipe de cobrança qualificada

Ter uma equipe de cobrança qualificada é essencial para evitar práticas proibidas pelo Código de Defesa do Consumidor. A equipe responsável pelas cobranças deve saber realizar uma abordagem amigável ao devedor.

Um comportamento gentil feito por uma equipe treinada pode até mesmo ajudar no sucesso das situações em que as dívidas estão vencidas há muito tempo e você já tinha até mesmo perdido as esperanças de receber o dinheiro.

Não tenha medo de cobrar

É seu direito cobrar os clientes que se encontram inadimplentes com a empresa, portanto, não precisa ter medo de realizar a cobrança — desde que seja tudo feito com muito respeito.

É um momento delicado, mas que pode ser solucionado com uma boa conversa. Dessa forma, seu cliente vai conseguir entender que precisa pagar o débito para que a parceria entre vocês continue. Além disso, na maioria dos casos, o próprio cliente tem um grande interesse em regularizar os pagamentos para deixar de ser inadimplente.

Colocando as dicas aqui apresentadas em prática, você conseguirá ter jogo de cintura no momentos nada confortável que é a cobrança dos clientes inadimplentes. Como resultado, logrará êxito na cobrança e evitará prejuízos para o seu negócio.

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