A gestão das pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil é desafiadora, mesmo sob as condições mais favoráveis. O empreendedor precisa identificar oportunidades, planejar, captar clientes, contratar pessoal, gerar lucro e sempre aprimorar seus produtos e serviços.

Pensando nisso elaboramos este post. Continue a leitura e conheça 5 dos principais desafios das PMEs e saiba como superá-los!

1. Alta carga tributária

Os empresários brasileiros sofrem com uma das mais elevadas cargas tributárias sobre a renda. Enquanto a média mundial não chega a 23%, no Brasil a alíquota é de 34%. Os principais tributos pagos pelas pequenas e médias empresas são:

  • Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • Contribuição previdenciária para o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS);
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
  • Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN);
  • Imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços (ICMS);
  • Contribuição para o Programa Integração Social (PIS);
  • Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
  • Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Somando todos a conta é pesada, mas é possível pagar menos impostos com o planejamento tributário. Entre as estratégias que contribuem para a diminuição dos custos tributários está a definição do melhor enquadramento para a sua empresa, recuperação de impostos, diminuição do pagamento de ônus por recolhimento incorreto, entre outros aspectos.

2. Cumprimento de obrigações acessórias

O cumprimento de obrigações acessórias no Brasil é o mais oneroso, somando quase 2.000 horas por ano, em média, segundo o relatório Doing Business, elaborado pelo Banco Mundial. Nenhum país tem um processo tão dispendioso quanto o do sistema brasileiro.

Na América Latina, a média é de 332 horas ao ano. Os países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) cumprem cerca de 160 horas anuais. Para dar conta das 2.000 horas anuais é necessário ter um profissional trabalhando 5 horas por dia durante os 365 dias do ano.

A solução é adotar a automatização de processos e terceirizar a gestão contábil. Isso porque a consultoria contábil tem operações otimizadas e pessoal qualificado para dar conta dessas funções.

3. Falta de planejamento financeiro e contábil

Na parte orçamentária, fazer diagnósticos precisos das finanças, estabelecer preços competitivos, reduzir custos, identificar melhores mecanismos de financiamento, entre outros pontos é fundamental para garantir a sustentabilidade e a expansão dos negócios.

Um cuidado necessário é a adoção de um criterioso planejamento financeiro e contábil. Isso vai garantir o estímulo ao ciclo financeiro da empresa, redução de custos, a gestão do patrimônio e a melhor utilização do capital investido.

4. Necessidade de capital de giro

A necessidade de capital de giro das empresas é determinada por dois fatores: resultados financeiros das operações e ciclo financeiro.

As receitas têm que ser suficientes para bancar os custos operacionais, e o ciclo financeiro precisa ser o mais enxuto possível. Isso quer dizer que os prazos de recebimento pelas vendas de produtos e serviços devem ser curtos e os prazos para pagamentos, como fornecedores, alongados.

Esse alinhamento entre preços e prazos garante que o caixa da empresa tenha uma movimentação mais ágil — em outras palavras, um maior giro dos negócios. A solução é precificar adequadamente seus produtos e serviços e negociar melhores condições de recebimento e pagamentos.

5. Competição com as grandes empresas

Entre os desafios das PMEs está a competitividade. Esse ponto é ainda mais acentuado quando a competição é com as grandes companhias. O pequeno e médio empresário precisa estar em condições de fazer frente aos principais players do mercado, independentemente do porte.

Para isso, o importante é estudar a concorrência, investir em inovação e tecnologia, aprimorar a eficiências das operações e construir uma marca de valor e presença entre os consumidores.

São muitos os desafios das PMEs e os empresários desse segmento sabem o peso de conduzir negócios em meio a tantas dificuldades. Por isso é tão importante investir em soluções que, ao final, vão tornar sua empresa mais produtiva e lucrativa.

Se gostou das nossas dicas, siga nossa página no Facebook e acompanhe todo conteúdo que temos para compartilhar!

Escreva um comentário

Share This